Sêo Dotô, Sêo Dotô!

Sêo Dotô, Sêo Dotô!
Zé Pelintra chegou.

segunda-feira, 16 de maio de 2011

Umbanda em Belém-PA





Uma grande característica da Umbanda na região 
é que lá a religião recebe menos influências africanistas, 
como acontece mais no sudeste e sul do país. 
Nem por isso os pretos velhos deixam de ser cultuados. 
Ao contrário, todas as casas de Umbanda trabalham 
com seus pretos velhos, mantendo sempre o mesmo 
respeito, e fazendo a sua festa também todo dia 13 de Maio.







































Outro fator interessante na Umbanda do Pará é a presença 
dos"Encantados", entidades que já passaram pelo 
plano terreno e que não desencarnaram, simplesmente 
"se encantaram". Os encantados se apresentam na forma de 
caboclos, boiadeiros, príncipes e princesas, ou ainda 
em forma de elementos ligados à natureza. Dessa forma, 
pôde-se ver nas Casas de Umbanda de Belém entidades 
como Dona Mariana, Cabocla Jarina (Que se representa 
também pela árvore), Cabocla Herondina, Seu Zé 
Raimundo, Marinheiro Fernando, entre outras entidades de 
muita força e muita luz.



Presença também marcante nos terreiros de Umbanda do Pará é a imagem de Nossa Senhora de Nazaré, padroeira daquele estado, onde se faz a maior festa católica de devoção e de fé - o Círio de Nazaré.


Mais uma vez se mostra que a Umbanda centenária se afirma como religão puramente brasileira, agregando à sua doutrina os costumes e a cultura regional de nossa pátria continental.
Nosso saravá fraterno na Lei de Umbanda aos irmãos de fé do Estado do Pará.

 Falangeiros de Aruanda

Axé

6 comentários:

  1. Quem manda no terreiro são exus e pomba giras, ou qualquer outra entidade que se titulam orixas, caboclos ou guias, ou ate mesmo forças da natureza, mais nao passam de demonios (anjos decaidos), que usam esse poder de manipulação para escravisar o ser humano e leva-lo ao inferno, tanto é que se um "pai de chiqueiro" nao fizer o que ele manda, leva uma surra e ainda é chamado de cavalo pela entidade (demonio), Jesus nao te chama de cavalo, ele te chama de filho e te chama pelo seu nome, abram o coração e deixem ele entrar e fazer morada nas suas vidas, um grande abraço, tenho que falar essa pura verdade de Deus!

    ResponderExcluir
  2. É impressionante a ignorância de certos evangélicos, fato que os leva ao cume do desrespeito aos demais credos praticados por seus semelhantes.Sou espiritualista, portanto, livre de qualquer religião, embora a todas eu respeite, pois, todo caminho de fé em direção ao criador deve ser sempre bem vindo, seja ele longo ou curto, fácil ou difícil, cuja escolha vai depender da elevação espiritual de cada um. Portanto, procure o crente míope conhecer quem é quem, para que possa opinar com respeito ao seu próximo.

    ResponderExcluir
  3. alguem sabe um ponto cantado do marinheiro fernando?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Todos sabem que eu sou marinheiro ,marinheiro das ondas do mar ,mas um dia meu pai me disse vai Fernando seus filhos ajudar 2x
      Fui crescendo , crescendo , crescendo fui crescendo nas ondas do mar mas um dia meu pai me disse vai Fernando seus filhos ajudar

      Excluir
  4. Onde fica o terreiro? Tenho vontade de conhecer

    ResponderExcluir
  5. É impressionante a ignorância de certos evangélicos, fato que os leva ao cume do desrespeito aos demais credos praticados por seus semelhantes.Sou espiritualista, portanto, livre de qualquer religião, embora a todas eu respeite, pois, todo caminho de fé em direção ao criador deve ser sempre bem vindo, seja ele longo ou curto, fácil ou difícil, cuja escolha vai depender da elevação espiritual de cada um. Portanto, procure o crente míope conhecer quem é quem, para que possa opinar com respeito ao seu próximo.

    ResponderExcluir